domingo, 22 de janeiro de 2017

Um case hipertensivo

Um case hipertensivo

A incompatibilidade de conhecimentos e a incompatibilidade de aparelhos circulatórios e respiratórios. As sensações organolépticas diferentes.
PDF 818


A incompatibilidade (diferença) de conhecimentos já é o suficiente para uma incompatibilidade entre indivíduos. Somando-se a diferença de aparelhos respiratórios, as diferenças podem aumentar, como sentir um cheiro, que não incomoda o outro pela não evolução do seu aparelho respiratório e olfatório. A insensibilidade de uma organolepsia até pode evoluir uma outra, para reduzir problemas de sua interação com o meio.


A vida, os indivíduos e o planeta são evolutivos. Ainda que se acredite unicamente no criacionismo, a vida é evolutiva, tem suas parcelas de evolucionismo. O desejo do crente, e do cristão, é chegar junto a Deus por meio de uma evolução na Terra. Darwin estabeleceu uma teoria, ainda que possa não ser completa, a evolução das espécies, sob o ponto de vista da biologia. O homem acadêmico e civilizado, ainda não teve tempo e histórico anotado, para observar e analisar sua própria evolução, ao longo de um tempo.


O ser humano evolui à medida que avança para uma idade. Pode ter sua aparência alterada, sua pele e aparência sofrem ações do tempo, mas aumentam seus conhecimentos. Um conhecimento não explícito, arquivado em algum lugar do cérebro, supostamente. Aumentam as proporções visíveis, como o crescimento e o aumento do corpo; aumenta o seu conhecimento dos conteúdos que podem ser oferecidos em uma escola ou mesmo em livros;  e aumenta o conhecimento do que acontece à sua volta. E de um mesmo modo pode apurar e aumentar suas sensibilidades organolépticas. O tamanho de uma pessoa (corpo), já criam situações diferentes, pelo volume e superfície da pele, que alguns autores consideram como um órgão. Capacidade torácica e pulmonar. Há diversos dispositivos sob a derme e epiderme, que detectam as condições do ambiente.


E aquele que por alguma razão foi acometido de alergias e hipersensibilidade gustativas e olfativas, durante a vida, pode ter a evolução das suas sensibilidades organolépticas comprometidas ao longo do tempo de vida. Como alguém que por uma boa parte da vida não sentiu gosto ou cheiro, a medida que recupera as possibilidades de sentir gostos ou cheiros, pode muito bem não ter suas células sensitivas chegarem a sensibilidade que poderiam ter chegado, em um determinado momento da vida, cumprindo uma missão evolutiva. Estaria com o organismo defasado em relação a idade cronológica.


Por falta de conhecimentos, digamos de uma fisiologia do corpo humano, as pessoas com limitações de cheiros e aromas, além de uma incompatibilidade de conhecimento, podem ter uma incompatibilidade de sensações gustativas e olfativas, com um outro elemento (um ser) que teve suas sensações mais apuradas e um conhecimento aumentado. Pode ter usado maiores oportunidades de sentir gostos e cheiros. É a evolução da espécie. A interminável evolução daquele  que entendemos até o momento, como ser humano.


A culinária de cada região é produto do sociedade ali estabelecida, E a gastronomia é o resultado de um conhecimento, com um somatório de técnicas e temperos; de gostos e cheiros. A gastronomia  seria então o top do conhecimento. Sendo necessário ao bom gastrônomo conhecer, alimentos tempos e safras; técnicas e temperos; modos digestivos e critérios de degustação. Cheiros e gostos apreciados e incomodativos.


O criacionismo começa com a possibilidade de comer todos os frutos de um jardim, exceto um um fruto localizado no meio do citado jardim. E se Adão e Eva participavam de uma aula de anatomia, o fruto no centro, entre duas árvores, seria o coração, localizado entre as árvores pulmonares. E ali seria o principal local de algum conhecimento, que não deveria ser conhecido. Sob a ótica dos orientais temos os chakras. E o cardíaco é um dos principais, sem menosprezar os outros. É o chakra da frente, em contado direto com o do outro.


Pois bem, voltemos ao CASE. A fumaça provinda de um cano de descarga pode influenciar ou não em pessoas diferentes. O que pode ser incomodativo para um, pode não ser incomodativo para outro, com sensibilidades comprometidas, uma observação a partir da química e do comportamento dos gases, na física do ambiente; como uma varanda ou garagem e um fluxo de movimentação de ar e de ventos. O gestos de um motorista que posiciona erroneamente o escapamento, de um automóvel, pode incomodar a um e não incomodar a outro, um olhar de sensibilidade e de comportamento. Uns podem se incomodar com o gesto do motorista, enquanto outros podem deixar o gesto passar como não percebido, tentativa de não se incomodar, através de uma submissão de gestos e comportamentos. E até criticar o outro que sentiu-se incomodado atribuindo-lhe uma falha de comportamento. Afirmando que é um sujeito muito crítico, não consegue viver em sociedade. Enxergar e criticar o que não deveria ser criticado e enxergado. E chegamos a fisiologia.


A fisiologia corporal ensina a interrelação dos aparelhos circulatório e respiratório. Trabalham em cooperação simultânea. A falta de oxigênio acelera o ritmo respiratório, com a necessidade de ar, exigindo um trabalho intenso dos pulmões, que por sua vez altera o ritmo cardíaco, aumentando a pressão arterial. A atividade intensa no coração e nas artérias e veias; aumentando o fluxo sanguíneo de ida e de volta.  Uma pressão arterial aumentada, sem a necessidade de usar aparelhos e manômetros, para ser detectada e confirmada. Muitos podem conhecer seu organismo e conseguir detectar um aumento de P.A. E com a auto detecção procurar revertê-la.

22/01/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário